O que é máscara autônoma?

O termo máscara autônoma (ou conjunto autônomo) remete a ideia do usuário carregar sua própria reserva de suprimento de ar respirável consigo durante uma determinado período (geralmente minutos). A máscara autônoma consiste de um kit de equipamentos dedicados ao fornecimento de ar para aplicações onde não há a possibilidade de utilização de mangueiras de ar para suprir as demandas de ar dos usuários. O sistema consiste de um cilindro que armazena ar comprimido a altas pressões (200, 300 ou 400 bar), uma válvula de liberação e fechamento desse cilindro, uma válvula redutora de pressão para as pressões que o operador suporte (geralmente 5 a 7 bar), um manômetro de indicação de pressão do cilindro (utilizado para determinar a autonomia do mesmo), traqueia (tubulação flexível que leva o ar do regulador de pressão até as máscaras) e a máscara propriamente.  No interior da máscara a pressão é levemente superior a pressão atmosférica para possibilitar que a troca gasosa ocorra de forma quase natural). Conheça mais sobre as peças e nomes dos itens da máscara autônoma na NBR 12543:1999 – Terminologia, ela aborda exatamente isso. 

Quando utilizado com máscaras do tipo “consumo por demanda” a máscara autônoma chega a fornecer ar por até 2 ou 3 horas. Por outro lado quando esse tipo de equipamento é utilizado com máscaras de fluxo contínuo, ou com algum tipo de defeito ou vazamento de ar, a autonomia para alguns minutos (dependendo do consumo do trabalhador e da capacidade de consumo de cada kit). A máscara autônoma é normalmente utilizada por equipes dde resgate, bombeiros e outros profissionais que necessitam realizar trabalhos de curta duração para entrar e sair de ambientes que são ou podem ser imediatamente perigosas à vida e à saúde (IPVS). 

 

Tipos de máscara autônoma

Existem dois tipos de máscara autônoma: máscara autônoma de circuito fechado e a máscara autônoma de circuito aberto. Trataremos por hora apenas da máscara autônoma de circuito aberto, devido a sua enorme importância e uso rotineiro nas aplicações industriais e também para resgate (geralmente bombeiros). 

 

Como funciona uma máscara autônoma

A máscara autônoma de circuito aberto é carregada com ar comprimido atmosférico filtrado e purificado. Esses sistemas possuem dois reguladores: um primeiro estágio para reduzir a pressão do ar para permitir que ele seja transportado para a máscara (alta pressão para baixa pressão), e um segundo estágio regulador para reduzi-lo ainda mais a um nível logo acima da pressão atmosférica padrão. Este ar respirável então preenche a máscara através de uma válvula de demanda (ativando apenas na inalação) ou uma válvula de pressão positiva contínua (fornecendo fluxo de ar constante para a máscara) . O ciclo de fornecimento é interrompido durante o processo de exalação (enquanto o usuário solta o ar respirado) e nesse momento a válvula de demanda fecha evitando o consumo desnecessário do suprimento de ar. O processo só é reativado e o ar de suprimento é só retornando quando o usuário volta a inalar (puxar) o ar novamente para os pulmões – devido uma pequena pressão negativa que é criada no interior da máscara durante uma fração de segundos. 

 

Autonomia de uma máscara autônoma

A máscara autônoma de circuito aberto é fornecida com uma máscara facial completa, regulador, cilindro de ar, manômetro de cilindro, manômetro remoto (às vezes com um dispositivo do tipo carona para possibilitar o resgate de alguém com o mesmo suprimento de ar) e um cinto com alças ajustáveis ​​que permite usá-lo as costas. O cilindro de ar geralmente vem em um dos três tamanhos padrão: 4 litros, 6,8 litros ou 9 litros. A duração do cilindro pode ser calculada com esta fórmula: volume (em litros) * pressão (em barras) / 40 – 10 em minutos (o 10 é subtraído para fornecer uma margem de segurança). Por exemplo: para  um cilindro de 6 litros, de 300 bar, a autonomia será é 6 X 300/40 – 10 = 35 minutos de duração de trabalho. A aptidão relativa e, especialmente, o nível de esforço do usuário, muitas vezes resulta em variações do tempo utilizável real que a máscara autônoma pode fornecer ar, muitas vezes pode reduzir o tempo de trabalho em 25% a 50% do valor teórico. 

 

Venda e Locação de máscara autônoma

Consulte a Breathe para saber mais detalhes sobre esse tipo de proteção respiratória, podemos ajudá-lo a atingir seus objetivos com orçamentos que cabem na sua realidade. Possuímos máscara autônoma para venda e também para locação (clique AQUI para saber mais sobre locação de equipamentos para Espaço Confinado). Se precisar de outros equipamentos para trabalhos em espaço confinado podemos atender a sua necessidade com sistemas completos sob demanda. 

 

Mais Informações em: 
Telefone: (11) 2577-0249
WhatsApp: (11) 98693-3343
contato@breathe.com.br
www.breathe.com.br