Soprador Venturi pneumático modelo RV 1500 – Difusor de ar para uso em insuflação ou exaustão em espaços confinados e atmosferas perigosas ou potencialmente explosivas, contendo gases ou poeiras. Opera conectado por mangueira à uma rede de ar comprimido ou vapor saturado. Possui difusor de ar em formato de cone confeccionado em polietileno reforçado na cor preta e alça integrada para transporte, anti-estático, com alta resistência mecânica pois sua superfície não amassa nem esquenta, bem como a agentes químicos e raios UV. Possui flange com 6” (15 cm) de diâmetro confeccionada em liga alumínio estruturado e conexão de entrada do ar comprimido com 1 polegada (25,4 mm) no padrão NPT.

 

O Guia técnico da NR 33

O Guia técnico da NR 33 cita os exaustores / insufladores como movimentadores de ar (página 56). Esse tipo de movimentador de ar é uma ótima solução para trabalhos em espaço confinado porque além de poder ser alimentado com energia pneumática (sem energia elétrica) ainda pode ser utilizado para potencializar o sistema de ventilação da troca de calor através do seu princípio de funcionamento (Efeito Venturi).

 

Tipos de Movimentadores de Ar

Um bom sistema de ventilação deve garantir que o ar flua para dentro e para fora do espaço confinado, através da insuflação, exaustão ou uma combinação dos dois sistemas. A utilização simultânea de ventilador insuflador e ventilador exaustor é mais eficiente. A movimentação forçada do ar pode ser feita com ventiladores centrífugos, axiais ou reatores, edutores do tipo Venturi e ar comprimido. Os dois primeiros são os mais utilizados.
Os ventiladores centrífugos são os mais recomendados quando for necessária a utilização de mangotes flexíveis longos. Já os axiais são empregados quando for possível a sua instalação junto à boca de visita, de grandes dimensões. Não devem ser acoplados a mangotes flexíveis ou mangueiras, exceto quando possuírem elevados níveis de pressão estática e sua curva característica for estável no ponto de operação.
O uso de ar comprimido ocorre com maior frequência em atmosferas potencialmente explosivas. Oferece resultados satisfatórios apenas em espaços confinados com dimensões reduzidas e possui elevado Nível de Pressão Sonora – NPS. Sua eficiência aumenta quando
utilizado com edutor do tipo Venturi. O ar comprimido também pode ser utilizado com um ventilador tipo Reator, instalado na abertura do espaço confinado. A movimentação das pás do ventilador Reator ocorre pela passagem do ar comprimido pelo rotor-hélice.

 

Benefícios

  • Diversidade de modelos e vazões disponíveis;
  • Não amassa;
  • Não enferruja;
  • Alta durabilidade;
  • Superior resistência a produtos químicos e corrosivos;
  • Atende a NR 33, NBR 16.577:2014 (Brasil);
  • Equipamento de alto padrão: Importado dos EUA, atendem as normativas canadense e européia;

 

Diferenciais do Soprador / Exaustor do tipo Venturi

  • Baixíssima manutenção;
  • Sem peças móvel;
  • Fácil e rápida utilização;
  • Pode ser utilizado em aplicações onde um motor elétrico não pode ser utilizado;
  • Intrinsecamente seguro (desde que adequadamente aterrado);
  • Certificação Canadense: Equipamento atende às normas da CSA – Canadian Standard Association.

 

Dimensional dos Exaustores – Ventiladores – Venturi

Catálogo

Forneça seu email para ter acesso ao download do catálogo!