Respirador Motorizado: O respirador motorizado é um equipamento que fornece ar purificado às vias respiratórias do usuário, filtros mecânicos – por retenção física de particulados ou filtros químicos, podendo ser combinados (filtro mecânico e químico). O fluxo de ar é gerado por uma unidade turbo (ventoinha) presa ao usuário e é levada às vias respiratórias do usuário através de traqueia. São também conhecidos como respirador de ar forçado. Quando utilizado com máscara semifacial possui fator de proteção 50 e quando utilizado com máscara facial inteira possui fator de proteção 1000 (Tabela 1 – PPR Fundacentro). O respirador motorizado é um sistema caro para ser implantado e ser mantido quando comparados com respiradores de linha de ar comprimido, porém existem aplicações com particularidades diversas que impedem o uso dos sistemas de linha ar comprimido – principalmente relacionados a mobilidade do trabalhador durante as tarefas.

 

Respiradores purificadores de ar motorizados – Breathe

Os respiradores purificadores de ar motorizados da Breathe são sistemas que oferecem proteção respiratória individual (equipamentos de proteção respiratória – EPR/EPI) através da filtragem do ar ambiental que é forçado mecanicamente através dos capuzes ou capacetes de forma a garantir uma pressão positiva no interior destes. Dessa forma, os contaminantes ambientais não podem chegar até as vias respiratórias do trabalhador durantes as atividades ocupacionais.

O respirador é vestido através de uma cinta fixada na altura da cintura de forma que o respirador motorizado fique instalado abaixo das costas do trabalhador. O ar filtrado pelo respirador motorizado é enviado até a traquéia (tubo sanfonado de borracha) que é responsável por enviar essa corrente de ar filtrada até o capuz (ou capacete) do trabalhador. A sobrepressão impede que os contaminantes entrem na zona das vias respiratórias. Esta sobrepressão suave garante conforto durante o processo de respiração sem o desconforto das máscaras com filtros do tipo cartucho ou descartáveis já que o trabalhador não precisa vencer a resistência desses elementos filtrantes para poder ter acesso ao ar purificado.

Para garantir a eficiência requerida deve ser selecionada uma combinação apropriada entre o respirador purificador de ar motorizado (doravante denominado “motorizados”) e o capuz (CLIQUE AQUI para saber mais sobre os capuzes). Além disso, devem ser escolhidos filtros adequados ao tipo de contaminação. Esses filtros basicamente podem ser de três tipos: Filtros para material particulado (aerodispersóides), filtros químicos (contra gases e vapores) e os filtros combinados (que protegem contra materiais particulados e também contra gases e/ou vapores).

 

Mais Informações em: 
Telefone: (11) 2577-0249
WhatsApp: (11) 98693-3343
contato@breathe.com.br
www.breathe.com.br