Detector Multigases dedicado para respirável

O detector multigases para ar respirável XAR8000, foi desenvolvido exclusivamente para monitoramento de linha de ar mandado (sistemas de ar de adução). Pode ser utilizado em qualquer tipo de sistema de ar respirável que se utilize de ar comprimido fabril ou de compressor industrial móvel para fins ocupacionais.

 

Detector Multigases com Interface Intuitiva e 100% em Português

Possui um display de LCD com luz de fundo (backlight) que pode vir instalado no próprio detector ainda ser instalado remotamente e fixado em painel de comando (através de flatcable). Junto ao display há um teclado intuitivo e de fácil operação com 5 teclas através das quais é possível paginar todos os parâmetros do ar respirável e todo o sistema é operado em língua portuguesa (do Brasil).

 

Fácil manutenção e peças de reposição todas nacionais e a pronta entrega

O hardware do detector multigases é composto por uma única placa (CPU) que possui fonte de alimentação (entrada de 90 a 240 VAC), interfaces com saídas e entradas digitais e analógicas. Opcionalmente, o detector pode ser fornecido com entrada de energia 12VCC e alimentado com baterias ou fonte chaveada externa. Na opção de entrada de energia por baterias o detector possui autonomia de 12 horas se utilizada uma bateria de 12V 7Ah. Possui uma matriz com 3 relés que podem acionar cargas como válvulas solenoides, contatores, relés e compressores e outros alarmes audiovisuais de até 5A a 220VAC (ou 10A a 127 VAC).

 

Detector multigases para até 8 sensores

Nessa CPU existem 8 soquetes para sensores de gases combustíveis / inflamáveis, tóxicos, oxigênio, CO2 e sensor de vapores orgânicos por fotoionização (PID). Por padrão, o detector já possui um medidor de ponto de orvalho (°C), temperatura (°C) e umidade relativa do ar (% U.R).

 

Sensor de proteção contra ruptura ou estrangulamento da amostragem do ar respirável

A CPU possui também um sensor de pressão (opcional) que serve para verificar se a linha de amostragem do ar mandado está chegando ou não aos sensores de gás. Em caso de ruptura, estrangulamento ou falta do ar da amostra de ar esse sensor de pressão dispara um alerta para avisar que o detector não está recebendo ar da amostra e isso garante a confiabilidade da amostragem em tempo real durante o uso em aplicações críticas como espaço confinado e trabalhos em atmosferas IPVS.

 

Variedade enorme de sensores para serem configurados – Sensores seletivos, rápidos e precisos

O detector pode ler vários sensores entre eles: CO, O2, CO2, H2S, VOC, LEL, NH3, Cl2, SO2, PH3, NO, NO2, C2H4 e outros raros. No anexo A existe uma tabela com a faixa de medição e o tempo de resposta de alguns sensores. O detector de gases é fornecido com a especificação técnica aberta – o que facilita a compra das células dos sensores.

 

Calibração 100% eletrônica que evita descalibração acidental do detector multigases

A calibração dos sensores é realizada através de senha e todo o procedimento é via software – sem parafusos ou ajustes manuais e o próprio cliente pode executar o procedimento de substituição dos sensores e calibração do detector (desde que capacitado para essa atividade).  A aferição (bump test) pode ser realizada pelo cliente a qualquer momento através de conector devidamente criado para isso.

 

Laudos da Qualidade do ar respirável em tempo real – Impressos ou em Mídia Digital

O sistema possui avaliação da qualidade do ar que pode emitir laudos minuto a minuto ou em intervalos editáveis (Exemplo no Anexo B).  O sistema também já vem de fábrica para se comunicar com impressora industrial via porta de comunicação RS232 do detector (Fotos no Anexo B). O sistema pode ser configurado ou não com indicador da validade dos filtros do purificador de ar respirável e catalisador de CO. Ele indica quando foi a última troca e quando será a próxima troca.  O sistema pode se comunicar com IHM e outras interfaces de comunicação como sistemas SCADA (supervisórios) através de protocolos de comunicação industrial como ModBus e outros (consulte a Breathe).

 

Versatilidade do detector multigases na configuração de padrões e Normas de Ar Respirável

O detector vem de fábrica pré-configurado com os parâmetros técnicos das principais normas de ar respirável utilizadas no Brasil como a ABNT NBR 12543, 1999, OSHA 1910:134, CGA G7.1, Pharmacopoeia e BS EN 12021.

 

O Detector de vapores orgânicos voláteis (VOC) por fotoionização (PID)

O sensor de vapor orgânicos voláteis (VOC) é capaz de ler mais de 450 tipos de vapores e pode ser ajustado para melhor detectar um determinado gás presente na área industrial. O sensor de VOC da Breathe opera por fotoionização (PID). Os sensores para VOC por fotoionização são capazes de detectar quantidades de vapores com precisão de alguns ppm, isso garante que vapores tóxicos e nocivos a saúde e a vida sejam detectados em concentração bem abaixo das estabelecidas por lei evitando exposição ocupacional desnecessária. Para saber mais sobre o detector de vapores orgânicos voláteis por fotoionização veja a explicação.

 

Monitor de ponto de orvalho e monitor de temperatura do ar respirável

O ponto de orvalho do ar e a temperatura também são monitorados segundo as normas internacionais recomendam. Isso evita que ar comprimido muito seco ou muito úmido chegue às máscaras e prejudique o desempenho das atividades.

O monitor do detector multigases para ar respirável XAR8000 apresenta o valor do ponto de orvalho do ar respirável (conforme a NBR12543 e os padrões internacionais recomendam) e não umidade relativa do ar.

 

Data logger – Registro de Dados com SD Card

O data logger, ou registro de dados do detector multigases para ar respirável XAR 8000 é capaz de armazenar até 100.000 eventos. Dessa maneira é fácil armazenar todas as informações relevantes do sistema de ar respirável (temperatura do ar, ponto de orvalho, taxas de oxigênio e variações de concentração de gases tóxicos ou inflamáveis ao longo dos anos. Além disso, o uso dos cartões de memória SD Card, simplifica as tarefas de backup para computadores e dispositivos móveis.

 

Tipos de Alarmes de Gases – STEL / PEL / REL – TWA

Os parâmetros de níveis de alarme da ACGIH: Threshold Limit Value (TLV) que é o valor limite de uma substância química), Time Weighted Average (TWA) que é alarme por tempo de exposição ao longo de jornadas de 40 horas semanais, o Time weighted average (STEL) que é o  alarmes por curto tempo de exposição, e os Limites ocupacionais Permissible Exposure Limit (PEL) da OSHARecommended Exposure Limit (REL) da NIOSH são alguns dos parâmetros que podem ser editados conforme a necessidade de enquadramento da aplicação com ar respirável.

 

Download do Folder Detector Multigases para Ar Respirável – XAR8000